Simulando HDR
Para quem gosta do equilíbrio de luz e quer aquela maior profundidade na fotografia, aí vai algumas dicas para simular o HDR.
HDR é a sigla para High Dynamic Range que, em bom português, significa Alto Alcance Dinâmico. Em palavras técnicas, significa a quantidade de luz de diferentes intensidades que consegue ser gravada pelas lentes da câmera.
A maioria dos celulares tem a função HDR manual e automática e nas câmeras DSLR através da função bracketing.
Porém, o objetivo deste curto artigo é lhe dar algumas dicas de como simular o HDR a partir de uma única captura.
Todos os fotos em HDRs que gero, são sempre a partir de capturas distintas ( -1, 0, +1 ) ou ( -2, -1, 0 +1, +2 ), claro que ajustadas ao nível de luz do ambiente e/ou do momento.

Esta é a foto original capturada. Veja que a exposição ficou mediana, tanto na parte inferior assim como para o céu, porém falta um pouco de profundidade. ( ISO 100 , f/5.6 , 1/40 seg )
Passo 1: No Lightroom fazer duas cópias adicionais ( cópias virtuais ). Sempre sobre o arquivo RAW;
Passo 2: Vá em duas das cópias e ajuste a exposição sendo uma para exposição -1 e outra para +1. Assim, ficaremos com três fotos da seguinte forma ( -1, 0, +1 ) conforme segue:



Passo 3: Selecionar as três fotos e escolha a função HDR ( Vamos escolher a função nativa do Lightroom conforme segue).


Segue o resultado do HDR via Lightroom nativo. Como a foto original já possuía um bom equilíbrio na exposição, o grande diferencial foi a profundidade. Nesta etapa, você pode dar uma maior incrementada na foto efetuando ajustes no fluxo de trabalho do Lightroom, como por exemplo claridade, vibração, cor, sombras e realce.

No comparativo que segue, você poderá perceber a diferença entre uma foto e outra.

Agora veja o resultado utilizando a ferramenta Photomatix Pro. Na minha opinião a melhor ferramenta para criação do HDR. O Photomatix Pro possui um link direto no Lightroom.

Resultado do Photomatix Pro sem nenhum pós processamento no Lightroom. A vantagem deste software são os vários perfis de filtros com alguns pré ajustes que ele oferece.
No Photomatix Pro além do equilíbrio na luz, você consegue muito mais profundidade e cor, e podendo escolher a melhor combinação de ajustes de acordo com sua preferência.

Esta é uma dica para você aprimorar a vivacidade da sua foto ou até mesmo salvar aquela captura de campo que não ficou conforme você desejava.
E para fechar a mesma fotografia com meu fluxo padrão de pós processamento.

Se quiser conhecer um pouco mais de HDR, segue uma dica literária. Um ótimo livre..Indico!!
